terça-feira, 14 de junho de 2011

Atividade 1.1 – Reflexões iniciais


DESAFIOS EDUCACIONAIS

Nossa sociedade vive momentos de grandes transformações educacionais. Cada vez mais as pessoas vêm enfrentando dificuldades de acompanhar outras formas de aprendizagem. Sistemas de organização intelectual são lançados globalizando novas necessidades educacionais quando o nível de leitura e interpretação formal de nossos alunos ainda não alcançaram patamares desejáveis no âmbito escolar. Uma nova ordem social impõe outros saberes de aprendizagem como base fundamental para a inserção social. A escola ganha outros pares, já não é absoluta na área do saber fazer para crescer, Monero e Pozo, (2001) diz que: “muitos conhecimentos deixaram de ser verdades absolutas em si mesmas... como passam a ter data de validade vencida”.
Compreendemos, entretanto, que necessidades e interesses são criados ao longo da vida, e assim precisamos ser eternos aprendizes, flexíveis, dotados de adaptações. É necessário e urgente mudar posturas de relacionamento no âmbito escolar. Professores e alunos juntos descobrirão que precisam caminhar juntos em busca do novo saber, aprender para crescer. Aprender a transformar informações em conhecimento, constitui não apenas uma exigência social, mas necessidade urgente da cultura informatizada. Novas tecnologias são lançadas facilitando o desenvolvimento social, cultural e econômico do cidadão. Professores e alunos estão em construção e adaptação a essas novas formas de aprendizagem. A leitura continua sendo a maior aliada desse processo do novo conhecimento cultural.
Só uma leitura crítica nos permite conhecer para mergulhar na nova cultura da aprendizagem adaptando ou não a novos interesses e necessidades reais. Aprimorando novas competências para a gestão do conhecimento, com a visão de mundo. No entanto, valorizar a importância dos processos de aprendizagem deve ser requisito básico a essa nova onda da aprendizagem informatizada.
Desconstruir e construir novos caminhos com outras dinâmicas são desafios para acompanhá-los dentro e fora da escola, mas sem perder a essência do ser no mundo globalizado.

Um comentário:

  1. Parabéns colega continue assim, que realmente é isso que precisamos de descobrir novos caminhos e atingirmos os nossos objetivos.

    ResponderExcluir