terça-feira, 14 de junho de 2011

Atividade 2.3 - Conceituando hipertextos


O hipertexto é um conjunto de blocos de texto não lineares que nos mostra possibilidades de conhecer caminhos múltiplos à medida que optamos por determinados links, que ao simples clique nos deparamos com inúmeras informações a respeitos do objeto em pesquisa.
No Brasil, pesquisadores da comunicação social fazem descrição do hipertexto como:
1.                      Os blocos de textos
2.                      Ligados por links
3.                      Em meio digital

Segundo Mielniczuk e Palácios (2002), Landow (1997) consideram que o hipertexto tenha como características fundamentais, a 1.intertextualidade, a 2.descentralização, a 3.intratextualidade.
Para o filósofo Lévy, o hipertexto é “uma matriz de textos potenciais” (1996, p.40) realizado na interação com o usuário.
Dessa forma, o hipertexto proporciona uma interação do leitor digital com diferentes textos em tempo e espaço único.
Percebemos que a hipermídia tem contribuído na produção e formação de novos leitores, possibilitando aprendizagem contextualizadas com os meios, onde  as informações são transformadas em conhecimentos ,no entanto, não podemos perder de vista a forma mais linear  de desbravar o mundo , pois o velho e o  novo  têm seus reais valores  na prática educativa,e professores e alunos precisam aprender a criar seu próprio processo  de perceber, experimentar e descrever o mundo  nas diferentes  possibilidades.
Considerar ou não o ambiente digital como um a maneira de pensar o hipertexto, nos remete ao x da questão, porque para alguns pesquisadores os hipertextos já existiam em meios anteriores aos digitais. Por isso, a educação digital tem viabilizado a informação em tempo e espaço único, em termos incomparavelmente maior à do papel e o computador veio dar plasticidade aos nossos pensamentos cognitivos. E através dos links vamos navegando nos mais diversos caminhos da informação nos deparando em hipertextos. Precisamos aprender a direcionar esse instrumento textual para o campo do desenvolvimento das habilidades e competências porque saber escolher e saber fazer deve ser o primórdio da tecnologia.

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