sábado, 30 de julho de 2011

Formação Continuada


A formação continuada é ações adotadas pelos órgãos responsáveis pelo desenvolvimento de técnicas, métodos e objetivos estratégicos que consiste na elaboração e construção de um professor capaz de dá continuidade ao processo de aprendizagem nos diferentes períodos da vida e contextos sociais. A formação continuada consiste no aprimoramento e construção de novos conhecimentos por meio de recursos atualizados para se adequar aos novos desafios da sociedade. Entretanto, ainda existem alguns com dificuldade de compreender que o conhecimento não é algo pronto, acabado, mas dinâmico e exigente as novas necessidade do mercado produtivo. Sendo a aprendizagem uma atividade contínua e transformadora, não somente no período escolar, mas por toda a vida, alguns pressupostos precisam ser questionados quanto à concepção de aprendizagem. 
Manter as relações de ensinar e aprender no processo contínuo significa realizar a interação entre o objeto e o social. Na prática pedagógica ensinamos, aprendemos e vamos interagindo com objetos e pessoas dentro e fora do espaço escolar. É com a prática pedagógica que vamos vivenciando experiências, criando oportunidades na construção de novos conhecimentos. Com a formação continuada à prática pedagógica vem mudar a nova organização do saber fazer, tendo a reflexão como mediadora do saber pensar, agir e interagir no cenário escolar, profissional e pessoal. As novas tecnologias devem ser aplicadas como recursos didáticos facilitadores da aprendizagem, sem coibir práticas pedagógicas cognitivas seguras capazes de submeter o aprendiz a imaginar, construir, reconstruir e desconstruir durante toda a vida.    

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